Vem conhecer um pouquinho da minha carreira.
Comecei fazendo Administração de Empresas na Universidade Católica de Salvador. Curso que, apesar de gostar muito, interrompi para me dedicar integralmente à Odontologia na Universidade Federal da Bahia entre 1993-1998.
Na faculdade, de cara me encantei com odontopediatria, mas paixão mesmo, daquela que virou amor incondicional, foi só por ortodontia.
Escolhi fazer um dos mais referendados e premiados cursos de especialização do Brasil – o Centro de Ortodontia e Ortopedia Facial Dr. José Édimo Soares Martins, que fica dentro da própria Faculdade de Odontologia da UFBA.
Não foi fácil. Ele me exigiu mais 2 anos de dedicação exclusiva aos estudos da ortodontia. Mas fiz um baita alicerce e, desde então, venho me atualizando, principalmente em cursos voltados à ortodontia digital (o agora tão famoso Invisalign – conhece? – que uso desde 2011) e à prevenção ao envelhecimento precoce bucal.
Nunca fiquei focada só na técnica. Desde muito cedo, dediquei atenção especial a cursos voltados à inovação, experiência do paciente, gestão, branding e comunicação. Tanto que, nos últimos 10 anos, tenho dado palestras em congressos e aulas em faculdades e cursos de pós-graduação relacionadas a esses temas. Sempre um prazer.
Além da UFBA, quero destacar 3 outras “escolas” que contribuíram decisivamente para a minha formação:
A maternidade – penso que dentro de casa é que vivemos as grandes interações e é só na relação com o outro que desenvolvemos as habilidades mais valiosas num profissional de saúde: empatia, resiliência, planejamento e liderança.
O NOC – Núcleo de Odontologia Contemporânea – inconformada com a forma passiva que muitos colegas reagiam frente às mudanças exponenciais que estavam acontecendo no comportamento do consumidor (isto é, dos pacientes), criei o NOC. Promovíamos encontros, cursos e treinamentos que não haviam no mercado para dentistas e auxiliares de saúde bucal, voltados ao desenvolvimento de outras competências para além das técnicas. Foi surreal o que fizemos.
A Sanar – meu primeiro crachá. Sério, CLT pela primeira vez. A Sanar é uma edtech – startup de educação para profissionais da saúde – na qual fui coordenadora do Núcleo de Pós-graduação de Odontologia. Lá fiz tanta coisa em plena pandemia que, quando olho pra trás, nem sei como consegui. E ainda ganhei o troféu Revolucione, do qual me orgulho demais. Saí da Sanar, mas o que aprendi lá sobre liderança e diversidade nunca vai sair de mim. Thanks, God.
Em todas essas escolas, fui uma boa aluna. Me esforço pra continuar sendo. E retribuo compartilhando. Hoje, quando não estou “dentista”, estou atuando como educadora em prol de uma odontologia diferente da que vemos por aí em sorrisos pasteurizados – ou contribuindo em projetos que transformem a odontologia, como a ABMD – Associação Brasileira de Mulheres Dentistas.
Não sei tudo e nunca saberei mas junto sabemos muito mais.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.